Alan Turing: Tudo sobre a vida do pai da computação

0
227
Imagem de Alan em The imitation game
Alan Turing não só mudou a tecnologia, mudou também o mundo.

Alan Mathison Turing conhecido também como o pai da computação foi um dos cientistas britânicos que mais influenciou a tecnologia que conhecemos hoje.

Contribuiu para a derrota do nazismo

Durante a 2ª Guerra Mundial, Alan trabalhou para o governo britânico em um centro de quebra de códigos alemães, ele foi chefe do Hut 8, a seção responsável pela  criptoanálise da frota naval alemã, criou varias técnicas para quebrar os códigos alemães , entres os seus projetos esta o método da Bomba electromecânica e sua máquina electromecânica.

Alan Turing

A Enigma Machine

Os alemães tinham a máquina enigma que  codificava as mensagens dos navios, soldados e bases alemãs impossibilitando a descoberta de possíveis ataques alemãs a tropas britânicas.

Alan Turing com sua genialidade e suas invenções construiu uma máquina electromecânica que poderia encontrar as definições para a máquina enigma mudando os rumos no final da guerra.  A máquina de acordo com um sistema formal, pudesse fazer operações computacionais, mostrou um sistema capaz de fazer operações para processamento de símbolos e números.

Imagem de Alan Turing

Alan Turing ganha seios em acidente ciêntifico

Com o final da Guerra, Alan como homossexual foi humilhado em publico não podendo acompanhar os trabalhos e seus estudos na computação, Turing aceito participa de terapias á bases de estrogênio e o que equivalia á castração química e teve o humilhante efeito de lhe fazer crescer seios.

Alan turing em filme the imitation game

O Pai da computação se suicida.

Em 8 de julho de 1954 um criado encontrou Turing morto. Um inquérito determinou que ele tinha cometido suicídio.

Em 11 de setembro de 2009, 55 anos depois de sua morte o Governo britânico pediu desculpa pelo tratamento preconceituoso e desumano  ao Turing que o levou a suicídio, em dezembro de 2013 passou a ter efeito real prerrogativa do perdão, concedida pela rainha Elizabeth II.

“Ás vezes, pessoas que nem imaginamos são capazes de realizar algo surpreendente.”

– Alan Turing