Yahoo está vazando os seus dados?

De acordo com a Reuters e com alguns ex-funcionários do Yahoo, no ano passado o Yahoo teria desenvolvido secretamente um software capaz de capturar todos os e-mails de seus usuários, ler informações especificas de suas mensagens e até mesmo enviar todos esses dados para um serviço secreto dos Estados Unidos.

Não se sabe quais as informações oficiais da inteligência procurando, apenas que eles queriam o Yahoo para procurar um conjunto de caracteres. Isso poderia significar uma frase em um email ou um anexo, disseram as fontes, que não quiseram ser identificadas.

Não se sabe o que estão procurando

Ainda não foi possível identificar que tipo de dados e informação os Estados Unidos estão procurando, possivelmente tudo isso deve fazer parte de alguma operação antiterrorista, ou alguma investigação secreta do FBI. O Yahoo alega que está somente cumprindo um mandato judicial dos EUA.

“O Yahoo é uma empresa cumpridora da lei, e está em conformidade com as leis dos Estados Unidos”, disse um porta-voz do Yahoo em um email.

fbi

Outras empresas também podem estar envolvidas

Muitos especialistas dizem que este é um dos primeiros casos a ser divulgado, porém ainda há muitos casos de empresas que estão prestando informações de seus clientes para organizações secretas que ainda não foram reveladas.

A Yahoo não se pronunciou sobre o assunto, mas outras grandes corporações deixaram seus comentários sobre este tipo de medida:

Comentário do Facebook

Resultado de imagem para facebook

“O Facebook jamais recebeu um pedido como este descrito nestes relatórios de notícias de qualquer governo, e se nos fizéssemos iríamos combatê-lo”, disse um porta-voz do Facebook em comunicado.

Comentário da Apple

Apple

“Nós nunca recebemos nenhum pedido deste tipo e mesmo se tivéssemos recebido, iríamos se opor no tribunal”, disse um porta-voz da Apple em um comunicado.

twitter

Twitter está processando o governo

O Twitter também observou que nunca aceitariam uma solicitação dessas e já está processando os governo dos EUA.

“Nós nunca recebemos uma solicitação como esta, e se caso recebermos iremos resolver isso no tribunal”, disse um porta-voz do Twitter em um comunicado. “Separadamente, enquanto a lei federal proíbe as empresas de compartilhar informações sobre determinados tipos de solicitações relacionadas com a segurança nacional, estamos atualmente processando o Departamento de Justiça para a capacidade de divulgar mais informação solicitadas pelos pedidos do governo.”

Além disso, o Yahoo foi amplamente criticado por aparentemente estar cumprindo sem ao menos hesitar.

Fonte (informação): CNET, REUTERS